out
9
2017

Porque alguns alimentos engordam e outros não?

Um conselho, muitas vezes dado a dieta, é comer até chegar a saciedade – isto é, até sentir-se cheio.

O problema é que diferentes alimentos podem ter efeitos muito diferentes sobre fome e saciedade.

Por exemplo, 200 calorias de peito de frango podem fazer você se sentir cheio, mas pode levar 500 calorias de bolo para ter o mesmo efeito.

Assim, a perda de peso não é apenas comer até se sentir cheio. Trata-se de escolher os alimentos certos que o fazem sentir cheio para a menor quantidade de calorias.

O que faz uma saciedade de comida?

Muitos fatores determinam o valor da saciedade de um alimento, ou como o preenchimento é relativo ao seu conteúdo calórico. A relação caloria / saciedade é medida em uma escala chamada índice de saciedade.

O índice de saciedade também mede a capacidade de um alimento para fazer você se sentir cheio, reduzir sua fome e diminuir a ingestão de calorias ao longo do dia.

Alguns alimentos simplesmente fazem um melhor trabalho para satisfazer a fome e prevenir o excesso de comida do que outros.

Os alimentos de enchimento tendem a ter as seguintes qualidades:

  • Alto volume: estudos indicam que o volume de alimentos consumidos influencia fortemente a saciedade. Quando os alimentos contêm muita água ou ar, o volume aumenta sem adicionar calorias.
  • Alta proteína: os estudos mostram que a proteína é mais preenchida do que os carboidratos e a gordura. As dietas mais elevadas em proteínas aumentam a saciedade e levam a uma menor ingestão calórica geral do que as dietas de proteínas mais baixas.
  • Fibra alta: a fibra fornece volume e ajuda a sentir-se cheia. Também retarda o movimento dos alimentos através do seu aparelho digestivo, o que o mantém mais completo por mais tempo.
  • Densidade de baixa energia: isso significa que um alimento é baixo em calorias por seu peso. Alimentos com baixa densidade de energia podem ajudá-lo a sentir-se cheio por menos calorias.

Então, se você comer alimentos com as características acima, então você geralmente pode comê-los até a plenitude sem entrar em muitas calorias.

Sobre o Autor: Madalena Mada

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