Exercícios físicos durante a gravidez

Os exercícios físicos fazem bem a saúde em qualquer época da vida. E na gravidez, época em que a mulher precisa cuidar mais ainda da saúde e do bem-estar, a prática de atividades é imprescindível e traz diversos benefícios. Entre esses estão o controle do peso e da pressão arterial, relaxamento corporal e mental, manutenção da circulação sanguínea (o que ajuda a prevenir inchaço) retenção de líquido e outros incômodos. Tudo isso corrobora para elevar a autoestima e dar energia para a futura mamãe. Lembrando que é importante consultar o médico, além de outros especialistas em saúde e bem-estar, como fisioterapeutas, professores de educação física e nutricionistas a fim de estabelecer os exercícios corretos para cada tipo de metabolismo e a alimentação adequada para o tipo de atividade.

Outro fator importante a ser considerado é o tipo de atividade que a gestante já fazia antes. Com a liberação do médico, a mulher que já praticava algum tipo de exercício como  musculação, pode continuar e adaptar aos poucos a rotina para a atual situação de seu corpo. Para quem nunca praticou exercício, a moderação é palavra de ordem. É essencial seguir as recomendações médicas e do orientador físico e respeitar seus limites. Para essas gestantes “sedentárias” os exercícios aeróbicos como a caminhada, que conta com a vantagem de ser feita de graça, é muito recomendada. A hidroginástica também é outra modalidade indicada para todas as gestantes, pois como os exercícios são feitos na água, há uma sensação de conforto, pois o peso do corpo diminui e é possível fazer séries diferentes de exercícios.

exercícios durante a gestação

É preciso ter cuidado com atividades como a yoga e o pilates, pois parecem leves e relaxantes, porém não são indicadas para quem nunca praticou, pois esses exercícios exigem muita força do abdômen, o que pode ser desconfortável para a mulher que não está acostumada, e tende a piorar conforme o crescimento da barriga. Contudo, são atividades excelentes para a mulher que já praticava, pois fortalecem os músculos das costas. Lembre-se que para iniciar ou manter uma rotina de exercícios é necessário acompanhamento médico durante toda a gravidez.

É claro que não podemos esquecer que esses exercícios farão muito bem para o bebê, afinal, ele deve ser a maior preocupação das mamães que buscam formas de manter a saúde bem. Muitos gostam de dizer que o bebê sente cada atitude da mãe ainda na barriga e, se ele percebe que há um envolvimento com atividades físicas, provavelmente, ele também será adepto da vida saudável!