Como fazer um plano de marketing digital

Adotar um plano de marketing digital é importante para empresas que desejam ter presença online e potencializar suas chances de fazer negócios. Mas, como fazê-lo? Aqui, esclarecemos essa questão. Continue a leitura!

 

O que é plano de marketing digital

Trata-se de um plano que define os objetivos a serem alcançados e estratégias que serão adotadas para atingi-los. Por isso, o plano de marketing digital é considerado um guia a ser seguido e uma ferramenta de gestão altamente eficaz de tudo o que é realizado.

 

Como criar um plano de marketing digital

A criação de um plano de marketing digital envolve diferentes etapas a serem seguidas, tais como:

 

  1. Pesquisa de mercado

Pesquisar e entender o mercado e segmento em que a empresa atua faz a diferença, porque permite conhecer a concorrência, identificar brechas e possíveis nichos de atuação, apresentando conteúdo diferenciado e mais relevante.

 

  1. Definição de seu público-alvo

O plano de marketing digital é totalmente voltado a alcançar um público-alvo específico, portanto, defini-lo é essencial. Isto permitirá criar um conteúdo capaz de atrair e engajar clientes, bem como fidelizá-los e gerar vendas.

 

  1. Estabelecimento de estratégias e ações

Estratégias e ações a serem adotadas devem estar ligadas aos objetivos da empresa. É possível trabalhar, por exemplo, com marketing em mídias sociais, criação de conteúdo, SEO, gestão mídias sociais, entre outras.

 

  1. Criação de um cronograma

O cronograma é importante porque permite definir quando cada ação será realizada e monitorada, possibilitando realizar ajustes no plano de marketing para atingir resultados mais significativos.

 

  1. Escolha de sistemas de monitoramento

O monitoramento é essencial no plano de marketing digital, porque permite mensurar resultados de ações com precisão e saber o que precisa ser alterado para conquistar os objetivos desejados. É interessante, por exemplo, usar métricas de redes sociais, sistemas de automação de marketing, entre outras ferramentas.