Como controlar a compulsão alimentar?

Anda consumindo uma quantidade grande de alimentos, quase sempre de maneira impulsiva e em intervalos curtos? Então, saiba que esses são sintomas comuns da compulsão alimentar.

A seguir, falamos mais sobre o que é compulsão alimentar, além de apresentar dicas que ajudam a controlar esse problema, manter a saúde em dia e ter melhor qualidade de vida.

O que é a compulsão alimentar?

Trata-se de um distúrbio também conhecido como Transtorno da Compulsão Alimentar, no qual a pessoa come muito, de modo rápido e impulsivo, sempre em intervalos curtos. Posteriormente, sente-se triste e culpada.

Normalmente, o distúrbio é desencadeado por fatos negativos sobre os quais não se tem controle. Por isso, é comum em pessoas com estresse, ansiedade, baixa autoestima e que passaram por um trauma emocional.

O diagnóstico da doença é feito por um profissional, que verifica se o paciente teve pelo menos um episódio de compulsão alimentar por semana nos últimos três meses, o que indica a presença do distúrbio.

Efeitos da compulsão alimentar sobre o corpo

A compulsão alimentar leva ao ganho de peso, o que pode desencadear ou reforçar a baixa autoestima. Além disso, a obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes. Paralelamente, o distúrbio pode causar problemas de sono.

Dicas para controlar a compulsão alimentar

Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para controlar a compulsão alimentar de maneira saudável. Abaixo, listamos quais são elas. Confira:

  1. Invista em produtos naturais que inibem o apetite

Há produtos naturais que são capazes de inibir consideravelmente o apetite, fazendo com que o organismo se sinta saciado por mais tempo e não passe por quadros de compulsão alimentar.

Isto é possível, por exemplo, com a Garcínia Cambogia, que controla a fome, especialmente a vontade de comer doces. Uma alternativa é o 5 HTP, que é um inibidor da ansiedade e da compulsão por alimentos.

  1. Não faça dietas restritivas

Dietas restritivas aumentam a possibilidade de episódios de compulsão alimentar, porque maximizam a sensação de fome. Portanto, não reduza drasticamente suas refeições, não elimine itens de seu cardápio e não faça jejum. Alimentar-se com parcimônia é a chave para o sucesso.

  1. Beba mais água

Pessoas com compulsão alimentar geralmente têm uma sensação de vazio, o que pode ser contornado com o maior consumo de água, que também contribuirá para manter o organismo hidratado.

  1. Faça exercício físico

A prática regular de exercícios libera serotonina, que proporciona sensação de bem-estar e reduz quadros de compulsão alimentar. Outro benefício é que a atividade física auxilia no emagrecimento e melhora significativamente o condicionamento.

  1. Durma e descanse bem

Dormir pouco altera as taxas hormonais no organismo, o que pode aumentar a sensação de fome. Por isso, tente dormir mais horas por noite e descansar bem sempre que possível.

  1. Coma fibras

As fibras são grandes aliadas de quem busca formas de como controlar a compulsão alimentar. O motivo é simples: elas demoram para serem digeridas, o que mantém a sensação de saciedade por mais tempo. É possível encontrá-las, por exemplo, em frutas e grãos integrais.