Alimentação adequada após o exercício físico

A alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos regulares é a melhor forma para quem deseja perder peso, manter-se em forma ou até ganhar massa de modo que não prejudique a sua saúde – muito pelo contrário: essa combinação faz com que seu corpo e seus sistemas fiquem muito mais resistentes a possíveis vírus e doenças, por exemplo.

O importante é consultar um médico, nutricionista ou um personal trainer para indicar e supervisionar o que deve ser feito, pois a alimentação e os exercícios variam de pessoa para pessoa no geral. Apesar disso, o ideal é que se coma mais vezes durante o dia, em intervalos menores de tempo, chegando a algo como 5 ou 6 refeições diárias. Já os exercícios físicos podem ser praticados algumas vezes por semana, durante 30 minutos. Ao mesmo tempo em que você for ganhando resistência, os exercícios podem ficar mais intensos e com maior duração.

alimentacao

Especialistas afirmam que comer antes e depois do exercício aumenta sua eficácia, pois acelera o seu metabolismo, contribuindo para um resultado mais satisfatório. Mas, o que comer? Para quem quer emagrecer e para quem quer ganhar massa as indicações são diferentes, mas em todos os casos é necessário se alimentar bem. Para perder peso, o ideal é comer uma fruta depois dos exercícios físicos. Para quem deseja aumentar sua massa muscular, uma combinação de carboidratos e proteínas é o ideal.

A energia que precisamos para realizar as atividades físicas vem dos carboidratos, por isso a sua importância ao se fazer exercícios. Ingerir carboidratos é repor suas energias. A notícia boa é que a culinária servida no Brasil já é bastante rica em alimentos que contém carboidratos.

Além de alimentar-se bem, é importantíssimo hidratar-se depois dos exercícios. Médicos recomendam que um homem adulto tome em média dois litros de água por dia. Para quem se exercita, essa média pode ser maior ainda.

Portanto, se você pretende começar a praticar exercícios físicos, não deixe de ter uma alimentação correta e saudável. O alimento ajuda na redução da fadiga, na preservação da massa muscular, na recuperação do organismo, sendo um complemento essencial. Combinar carboidrato e proteína já é um ótimo começo.